segunda-feira, 24 de maio de 2010

Patriotismo; Vale a pena ler

Patriotismo; Vale a pena ler

Caros amigos e amigas hoje decide escrever-vos para falar de patriotismo ou oque sinto/senti quando vejo/vi o entoar do Hino Nacional.
Tenho uma colega de trabalho que reside proximo do Escola primária bons sonhos na ponta gêa, que por ser minha vizinha tenho passado por lá para pegar  boleia dela para o trabalho. Amigos emocionei-me ao ouvir o entoar do hino nacional pelos alunos, senti uma alegria tremenda, parei, sim! segui o exemplo de todos os outros que passavam por ai naquele instante, trabalhadores indo para o local de trabalho, residentes dos arredores, Pais e encaregados de educação, entre outros, todos nós em sentido, silenciosos e a contemplar a letra e o significado de cada palavra,verso e estrofe do simbolo nacional, o hino nacional é um simbolo caros amigos. Em cada verso sentia-se a vivacidade nos alunos, até parecia que os mesmos conhecem na integra o significado do hino ou do que entoam todos os dias antes das aulas.

Também entoei o hino durante os anos de aluno primário e secundário nas escolas que passei, nomeadamente Missionária American board, primária do esturro, Sansão Mutemba, Samora Machel(C.da Beira) e Francisco Manyanga( Maputo), porem não era como é ou como vi e ouvi na escola primária dos bons sonhos. Eu acho que aquilo é que é verdadeiro patriotismo, respeitar e sentir-se bem ao escutar ou a entoar o hino nacional ou os demais simbolos nacionais.
Se formos fazer uma pesquisa entre a nossa população questionando se eles sabem cantar o hino nacional, creio que o número daqueles que conhecem na íntegra será pequeno e que poucos conseguem realmente cantar. Não culpo apenas os cidadãos por não saberem, embora acredite que todos deveriam pelo menos se interessar em aprender o hino do seu próprio país, mas o próprio sistema educacional vigente que “não incentiva” que as pessoas entendam a importância de tal ato. Outro dia, assistindo a um seriado norte-americano vi que em qualquer momento, quando um cidadão escuta o hino nacional não importando o lugar, se levanta, coloca a mão no peito e canta o seu hino com todo respeito, absorvendo cada palavra como verdadeira e acredito que por esse motivo, de saber que tem um papel fundamental dentro da sociedade, que hoje os Estados Unidos, se tornaram uma grande potência mundial. Admiro isso e queria que o nosso povo agisse assim, não que isso mudasse a situação do nosso país, mas mostraria que nós Moçambicanos sabemos honrar o país que como diz o próprio hino “nós juramos por ti, ó Moçambique”.
Amigos vamos balançar as cores da nossa bandeira, desde chapeus, camisetes, entre outros, rumo a
recordação da data da nossa indepedencia, independentemente da nossa situação social, financeira ou politica.
Um abraço especial a Direcção da escola bons sonhos (que não os conheço) e a todos que de uma ou de outra forma estimulam o patritismo.


Paulo Sandro de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Liberte-se se faz favor...