quinta-feira, 27 de maio de 2010

OQUE SERIA A GERAÇÃO DA VIRAGEM

Por: Paulo Sandro de Sousa

Caros amigos, mais uma vez venho pela presente, usando o ius imperium de cidadania Moçambicana e automaticamente a “liberdade” que possuímos em expressar os nossos pensamentos, fazer “sanar” a duvida que muitos possuem em relação ao significado da geração da viragem, duvida esta que infelizmente têm se visto em muitos cidadãos, desde os académicos a cidadão no geral, incluindo os próprios membros seniores do partido FRELIMO.
Sempre defendi ou possuo um principio de que não se pode “falar” de algo sem se ter necessariamente a convicção de boa percepção do tema. Ou falas convicto ou te calas! Talvez até o magnifico reitor da UEM o Sr.Dr. Couto, saiba ou tenha percebido na essência e na integra o conceito da geração da viragem, mas porque vozes e pessoas que acham que possuem enumeros conhecimentos têm deturpado o verdadeiro significado da mesma ele pediu ao precursor a explicação do tema.
Tendo acompanhado desde o principio o uso desta expressão e automaticamente estar convicto do interesse e significado do uso da expressão “geração da viragem” pelo Presidente da República, decidi mais uma vez compartilhar este entendimento, poderão ler no meu blogue http://liberdadepsiquica.blogspot.com/2010/05/35-anos-tres-geracoes-um-povo-uma-so.html
A interpretação do slogam “35 Anos, Três Gerações, Um Povo, Uma Só Nação” para vosso melhor entendimento e no que passarei a citar.

Oque seria geração da viragem para mim??
Existem ou classificaram a geração que lutara pela independência como a geração 25 de Setembro e a geração que atendeu ao chamado do então presidente Samora Machel para cobrir as lacunas de regresso dos quadros estrangeiros ou que eram responsáveis pelas diferentes áreas de administração do “Estado” como Saúde, educação, entre outros, como geração 8 de Março.
E agora porque mais uma geração? E porque chamada de viragem? Quem são, ou que fizeram em comparação com as anteriores para devido “apelido”???
Um dos objectivos do partido no poder sobre presidência de Armando Emílio Guebuza é lutar e vencer a pobreza absoluta, para estes efeitos foram adoptadas várias politicas internas, em diferentes sectores da constituição do Estado; porém na integra isso não interessa, interessa sim dizer, que o levantamento da expressão “geração da viragem” foi criada para ser o garante desta luta, pois, é chamada de viragem porque oque a constitui é maioritariamente os jovens da actualidade, jovens esses que de uma ou de outra forma estão inseridos nesta luta em diferentes formas, desde o reconhecimento próprio do seu papel na sociedade até a diferentes acções notórias.
O usufruir deste “apelido” requer um reconhecimento, primeiro próprio, segundo por externos. Nem todo jovem considera-se geração da viragem, o jovem inserido nesta geração é aquele que diariamente luta contra os males que apoquentam o Pais, o estudante que diariamente suporta a Escola/Faculdade com intuito de obter um resultado posetivo e transitar de ano, diminuindo deste modo a taxa de analfabetismo e aumentando a percentagem de quadros para o Pais; o jovem empreendedor que de uma ou de outra forma tira do seu psiquo que o emprego não existe, criando deste modo alternativas para o seu sustento e mercado de emprego para os demais; o funcionário público que decidi ser mais dedicado ao trabalho, abstendo-se e/ou lutando contra a burocracia e subornos; destes e mais aspectos caracterizam a geração da viragem.
Salientar que esta geração deve de forma imperativa inspirar-se nas gerações passadas de modo que o ciclo seja completo e triunfante.
A geração da viragem é a geração que esta ou vai terminar com a pobreza absoluta no Pais.
Haja acções, acorde, saia da sombra da bananeira e entre neste ciclo, tire do teu psiquo que és pobre…

Um Abraço de guerreiro.

Paulo Sandro de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Liberte-se se faz favor...