segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fantasmagórico em Vilanculos

Fantasmagórico em Vilanculos

Caros amigos, primeiro importa saudar-vos e dizer que embora foram duas semanas sem “comunicação”, cá estamos novamente, de dedos nos teclados e de olhos no ecram.
Decide endereçar-vos a presente por causa da fantasmagórica embarcação encontrada em vilanculos. Talvez não tenha passado da sua mente o que me passara diante deste acontecimento, que pela liberdade psíquica que acho que possuímos passarei a citar.
Ora vejamos, nos finais do ora mês de Abril, somos privados de comunicar por uma alegada e provada avaria grossa das TDM ou meios que disponibilizam a mesma, nomeadamente a fibra óptica, por incrível que pareça a mesma deu-se em vilanculos, (largo da costa entre Vilanculos e a Beira). Por isso tivemos que voltar para era dos correios ou telegramas durante cerca de 15 dias.
Acompanhe os trenchos a seguir e tire por si conclusões:
“A embarcação em causa foi descoberta a cerca de 20 milhas de Vilanculos, uma das zonas turísticas bastante apreciadas no país, tanto por estrangeiros assim como por nacionais.
A descoberta da referida embarcação partiu de denúncias populares no passado dia 27 de Abril do ano corrente. trata-se de uma doca seca, baptizada pelo nome de Anchorage.
…Supõe-se que a doca em causa, sem nenhuma tripulação, tenha sido abandonada naquele ponto do país por uma outra embarcação proveniente de Singapura…” ( in jornal o pais online 10/05/10)
“A zona centro e norte de Moçambique está sem comunicações devido a danos num cabo submarino de fibra óptica no largo da costa entre Vilanculos e a Beira… Os testes realizados, através de equipamentos disponíveis em terra, nomeadamente na Beira, Vilanculos e Maputo, permitiram concluir que a interrupção das comunicações deveu-se a danos sofridos pelo cabo de fibra óptica, que se situa numa zona a cerca de 110 quilómetros a Norte de Vilanculos, na costa marítima onde o cabo se encontra colocado no mar cuja profundidade varia entre 30 e 35 metros”, diz a empresa.

E acrescenta: “Constatada a natureza e gravidade da avaria, uma vez que o referido cabo se encontra colocado no fundo do mar…” (in noticias lusófonas 02/05/10).

Questões para si e para mim;
Não achas muita coincidência?
Não seria uma sabotagem dos tripulantes?
Quem seriam os tripulantes, porque vilanculos, onde se encontram neste momento?
Porque abandonariam a doca, carregada?
O acesso as aguas da pais ou das províncias e tão fácil assim?
A imprensa mostrou com detalhes as imagens do conteúdo dos contentores?
Não seriam eles que tentaram ou tirara-nos os meios de comunicação?

Tanta coisa por perguntar e saber…
Um abraço
Paulo Sandro de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Liberte-se se faz favor...